-
Você já ouviu falar em Jane Austen? J.K. Rowling? Agatha Christie? Acreditamos que sim.
No entanto, diversas escritoras talentosíssimas precisaram esconder seu nome para publicar novelas, livros, histórias e poemas por medo de não serem reconhecidas por serem mulheres.
E assim foi por centenas de anos…
Recentemente, uma matéria postada no site “Policymic” mostrou as seis escritoras mais influentes e menos conhecida da história.
Graças ao trabalho de escritoras progressivas que não desistiram da esperança, hoje em dia mulheres finalmente têm os mesmos direitos que os homens e estão sendo notadas pelo seu talento antes de seu sexo!
Aqui estão seis das mais influentes escritoras das quais você nunca ouviu falar:
1 - Alice Ruth Moore Dunbar Nelson (1875-1935)
Alice Ruth Moore Dunbar Nelson foi uma jornalista, ativista política e mestiça poeta americana. Moore nasceu em Nova Orleans e foi uma das proeminentes afro-americanas envolvidas no florescimento da Renascença Harlem. Moore se formou na Universidade Straight em 1892 e começou a trabalhar como professora em sistemas públicos escolares. Em 1984, seu diário, que proporcionou o interior das vidas de mulheres negras enfrentando dificuldades financeiras e familiares, foi publicado.
2 - Zitkala-Sa (1876-1938)
Zitkala-Sa foi uma escritora Sioux, professora e ativista política. Muitos de seus trabalhos abordavam as lutas de sua juventude enquanto ela
dava idas e voltas entre as influências da cultura americana e a sua herança nativa americana. Uma de suas mais famosas obras, Histórias
Índio-Americanas, mostra a característica tensão entre fornecer detalhes de sua vida e entregar uma mensagem política em sua escrita.
3 - Bryher (1894-1983)
Bryher era o pseudônimo da novelista, poeta e editora de revista Annie Winifred Ellerman. Ela nasceu na Inglaterra e se matriculou num internato tradicional americano aos 14 anos. Seu pai, John Ellerman, foi o inglês mais rico no tempo de sua morte em 1933.
A herança de Annie lhe permitiu dar suporte financeiro para os escritores esforçados. Entre suas memórias mais sucedidas estão O Coração para Ártemis: uma Memória de um Escritor (1963) e Os Dias de Marte: uma Memória, 1940-1946 (1972).
4 - Ann Petry (1908-1997)
Ann foi uma escritora americana negra que se tornou a primeira escritora a vender um milhão de cópias em seu primeiro romance, A Rua, que foi publicado em 1946 e ganhou o prêmio Houghton Mufflin Literary Fellowship.
Suas histórias eram inspiradas pelas experiências de pessoas pobres negras e crianças negligenciadas em Harlem. Petry foi formada na Faculdade de Farmácia de Connecticut e começou a escrever histórias enquanto trabalhava com farmácia.
5 - Nathalia Crane (1913-1998)
Conhecida como “a poeta de doze anos do Brooklyn”, Nathalia Crane se tornou famosa depois da publicação de seu primeiro livro de poemas. Sem saber que ela era uma criança, o The New York Sun publicou sua poesia quando ela tinha apenas nove anos de idade. Crane é muito famosa pelo seu livro de poesia O Zelador do Menino e seu romance O Jardim Submerso. Mais tarde ela se tornou uma professora de inglês na Universidade de San Diego.
6 - Jean Stafford (1915-1975)
Jean Stafford foi uma escritora de curtas histórias e romancista, que ganhou o prêmio Pulitzer pelo Histórias Coletadas de Jean Stafford em 1970. Stafford nasceu na Califórnia e frequentou a Universidade de Colorado em Boulder. Para o ano letivo 1964-1965, ela foi membro no Centro de Estudos Avançados na Universidade Wesleyan. Seu primeiro romance, Aventura de Boston, foi um best-seller, mas seus maiores trabalhos foram publicados no The New Yorker e várias revistas literárias.
Você pode conferir a matéria original
aqui.