-
SENSACIONAL.
Em breve, vamos ver uma favela mais colorida na Cidade Maravilhosa.
Em 31 de outubro, a dupla holandesa Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn arrecadou US$ 100 mil,cerca de R$ 231 mil, para dar continuidade ao projeto “Favela Painting”, que colore as casas das comunidades cariocas desde 2005.
Com isso, vem aí a obra-prima: “O Morro”, que de acordo com eles, é “toda a favela virar uma obra de arte monumental de escala épica, a maior intervenção de arte voltada para a comunidade de nosso tempo”.
A ideia genial dos rapazes vai além do embelezamento visual, como se pode imaginar de início. Eles querem melhorar a vida dos habitantes da favela, dar voz aos habitantes, influenciar a opinião pública e da mídia e remover o estigma de que a comunidade tem que ser marginalizada.
“O projeto vai funcionar como um meio de embelezamento urbano e agir como um catalisador para a mudança social positiva, enquanto oferece aos habitantes uma oportunidade de ganhar uma educação e renda.”
Haas & Hahn só conseguiram a verba graças ao site “Kickstarter”, que permite que pessoas ao redor do mundo inteiro se conectem em prol de criações culturais - dança, quadrinhos, arte, música, filmes, vídeos, comida, gastronomia, fotografia, etc.
É bem simples. Se alguém tem uma ideia legal e deseja por em prática, mas não tem o dinheiro necessário, o site permite que essa pessoa angarie verba.
Basta fazer um vídeo explicando seu projeto e pronto: milhares de pessoas vão poder assistir, curtir e te ajudar a desenvolvê-lo.
No vídeo do “Favela Painting”, um dos holandeses declarou: “Enquanto pintava as casas, rebocava, ajudava no controle de umidade, acústica e temperatura, via a melhora visual da favela. Através da formação e contratação, empregos são criados em lugares onde as oportunidades são escassas. Mais pessoas vêm para ver a obra de arte, que vão trazer novas oportunidades de negócios e de emprego para os moradores”.
Genial , não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário