segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Você sabia que existem nove distúrbios com nomes de personagens?

-

Por incrível que pareça, certos personagens da ficção se tornaram referência na hora de nomear algumas anomalias.
Curiosamente, sempre pensei que tivesse Síndrome de Rapunzel. Isso porque odeio cortar o meu cabelo e adoro que ele seja compridão. Mas, na verdade, essa desordem é própria para pessoas que COMEM cabelo! haha
Realmente, se for assim acho que estou mais para Bela Adormecida…
Olha só alguns distúrbios que ganharam nomes conhecidos:
1 - Síndrome de Dorian Gray
image
As pessoas que possuem a Síndrome de Dorian Gray estão fadadas a estarem sempre preocupadas com o seu corpo, seja pelos seus defeitos (imaginários ou não), seja pelo passar dos anos, mostrando o envelhecimento do corpo da pessoa. Na história de Oscar Wilde, o protagonista vende sua alma, fazendo com que seu corpo permaneça jovem, e que um retrato envelheça no lugar.
Essas pessoas costumam fazer inúmeras cirurgias para sempre ficarem “perfeitas”. Também usam outras formas para não envelhecer e/ou parecerem mais novas do que são, com medicamentos, emagrecimento excessivo e outras loucuras.
Conhece alguma que possa ter esse distúrbio?
2 - Síndrome de Rapunzel
image
A Síndrome de Rapunzel é resumida na condição de uma pessoa que possui o hábito de comer cabelo (tricofagia). Pessoas que chegam nessa condição possuem uma bola de cabelo dentro de seus estômagos. A bola pode causar náusea, inchaço, dor, e se não tratada, até a morte.
3 - Síndrome da Alice no País das Maravilhas
image
Essa síndrome representa as pessoas que vêem tudo de uma forma diferente. Por exemplo, aos olhos de uma pessoa com SAPM, uma caneta pode ter 3 metros e uma escada, 5 cm. Também afeta a distância de objetos, como uma caneca que está bem à frente da pessoa; para ela, a caneca pode parecer estar à quilômetros de distância. Essa síndrome pode causar muita dor de cabeça, e normalmente é causada por tumores cerebrais, substâncias químicas, herpes, entre outros.
4 - Síndrome de Otelo
image
Pra quem não conhece (Bentinho, cof cof), a Síndrome de Otelo não faz nada mais, nada menos do que fazer alguém achar que seu parceiro está o traindo, SEMPRE! Esta síndrome pode até levar à loucura, fazendo a pessoa perseguir seu parceiro, instalar câmeras, e até violência física.
Aquela crisezinha do namorado não parece mais tão assustadora, né? 
5 - Síndrome de Pickwick
image
Esta também é conhecia como a Síndrome Obesidade-Hipoventilação. A pessoa que sofre dessa síndrome não recebe oxigênio suficiente quando dorme, o que provoca excesso de dióxido de carbono, causando dor de cabeça, sonolência diurna e até depressão.
6 - Síndrome de Rip Van Winkle
image
As pessoas que estão nessa condição são normalmente meninos adolescentes. A síndrome, que é muito rara, faz com que a pessoa entre num sono de muitos dias, semanas ou meses (mais ou menos como num estado de hibernação). Muitos cientistas acham que o problema pode estar no hipotálamo, ou ainda relacionada à genética.
7 - Síndrome de Munchausen
image
Esta síndrome é muito conhecida e comum. As pessoas que sofrem dela costumam mentir para convencer familiares, amigos e principalmente médicos de que estão doentes ou incapacitados, tudo isso para receber atenção (quem lembrou de “Cleanin’ Out My Closet”, parabéns por entender agora!).
Tudo está liberado para convencer os outros de sua incapacidade física: automutilação, injetar substâncias nocivas, falsificar exames médicos e muitas outras coisas. A síndrome pode ser causada por traumas de infância, abandono, possíveis transtornos de personalidade, entre outros fatores.
8 - Síndrome de Peter Pan
image
As pessoas afetadas por esta Síndrome são aquelas que, apesar de já adultas, ainda agem como crianças, chamando sempre atenção com sua imaturidade e ao brincar com tudo.
Mesmo muitos conhecendo pessoas que se encaixam nos sintomas, a Síndrome de Peter Pan ainda não entrou na lista de distúrbios da Organização Mundial da Saúde.
9 - Síndrome de Huckleberry Finn
image
O abandono é a principal causa dessa síndrome, que leva a pessoa à cometer atos “errados” na vida, como fugir de casa, não ir à escola, ser rebelde, fugir de qualquer obrigação, etc. É baseada no livro “As Aventuras de Huckleberry Finn”, que mostra como o personagem age diante de sua miserável vida.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário