domingo, 17 de novembro de 2013

PROJETO “DAYS WITH MY FATHER”, POR PHILLIP TOLEDANO


Após perder a mãe, em 4 de setembro de 2006, Phillip Toledano se viu em uma situação complicada. Como o pai sofria de perda de memória recente, o rapaz revivia tristes emoções ao ter que repetir a notícia constantemente.
Isso se tornou dolorosamente cansativo para ambos, então Phillip decidiu dizer sempre que sua mãe estava cuidando de um irmão doente em Paris, quando seu pai perguntava sobre ela.
Procurando ainda olhar a situação de um ângulo diferente, Phillip criou o projeto chamado “Days With My Father”, em que reúne fotos que tirou do seu pai durante os três anos seguintes. Nele, o “fotógrafo” procura mostrar o pai em momentos do cotidiano.
É mais profundo do que parece…

Esse projeto finalmente virou um livro, no qual você pode encontrar retratos simples e emocionantes, que relatam o comportamento do seu pai em relação a tudo na sua vida. Algumas fotos ainda contam com notas do autor.
Emocionantes, as notas falam sobre o dia a dia do homem, que morreu aos 99 anos. Phillip chega a relembrar os tempos áureos do pai, quando era ator, e conta que pediu para ser fotografado pelo protagonista do livro apenas para tentar exprimir na imagem seu amor pelo pai

Leia uma nota:
"Então meu pai morreu ontem.
Eu passei a noite toda com ele, segurando sua mão, ouvindo ele respirar, pensando quando seria seu fim. Ele morreu em sua cama, em casa, com Carla (esposa de Phillip) e eu perto dele.
Pelos três últimos anos, eu estive esperando. Com medo de que ele fosse morrer enquanto estivesse fora. Eu não queria que ele se fosse sozinho, cercado por estranhos, ou conectado à maquinas. Eu sei que isso soa estranho, mas eu estou muito grato que aconteceu desse jeito. 
Eu me sinto sortudo de ter tido esses três anos. De não ter deixado nada para falar. De saber que amamos um ao outro nus, sem constrangimento.
De ter sentido orgulho de suas realizações. E de ter descoberto quão engraçado ele era. 
Que incrível, incrível presente (tradução livre)
Se quiser, você pode conferir a obra toda no site oficial, aqui.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário