quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Confira seis escritoras influentes que você nunca ouviu falar

-

Você já ouviu falar em Jane Austen? J.K. Rowling? Agatha Christie? Acreditamos que sim.

No entanto, diversas escritoras talentosíssimas precisaram esconder seu nome para publicar novelas, livros, histórias e poemas por medo de não serem reconhecidas por serem mulheres.
E assim foi por centenas de anos…
Recentemente, uma matéria postada no site “Policymic” mostrou as seis escritoras mais influentes e menos conhecida da história.
Graças ao trabalho de escritoras progressivas que não desistiram da esperança, hoje em dia mulheres finalmente têm os mesmos direitos que os homens e estão sendo notadas pelo seu talento antes de seu sexo!
Aqui estão seis das mais influentes escritoras das quais você nunca ouviu falar:
1 - Alice Ruth Moore Dunbar Nelson (1875-1935)
image
Alice Ruth Moore Dunbar Nelson foi uma jornalista, ativista política e mestiça poeta americana. Moore nasceu em Nova Orleans e foi uma das proeminentes afro-americanas envolvidas no florescimento da Renascença Harlem. Moore se formou na Universidade Straight em 1892 e começou a trabalhar como professora em sistemas públicos escolares. Em 1984, seu diário, que proporcionou o interior das vidas de mulheres negras enfrentando dificuldades financeiras e familiares, foi publicado.
2 - Zitkala-Sa (1876-1938)
image
Zitkala-Sa foi uma escritora Sioux, professora e ativista política. Muitos de seus trabalhos abordavam as lutas de sua juventude enquanto ela
dava idas e voltas entre as influências da cultura americana e a sua herança nativa americana. Uma de suas mais famosas obras, Histórias
Índio-Americanas, mostra a característica tensão entre fornecer detalhes de sua vida e entregar uma mensagem política em sua escrita.
3 - Bryher (1894-1983)
image
Bryher era o pseudônimo da novelista, poeta e editora de revista Annie Winifred Ellerman. Ela nasceu na Inglaterra e se matriculou num internato tradicional americano aos 14 anos. Seu pai, John Ellerman, foi o inglês mais rico no tempo de sua morte em 1933.
A herança de Annie lhe permitiu dar suporte financeiro para os escritores esforçados. Entre suas memórias mais sucedidas estão O Coração para Ártemis: uma Memória de um Escritor (1963) e Os Dias de Marte: uma Memória, 1940-1946 (1972).
4 - Ann Petry (1908-1997)
image
Ann foi uma escritora americana negra que se tornou a primeira escritora a vender um milhão de cópias em seu primeiro romance, A Rua, que foi publicado em 1946 e ganhou o prêmio Houghton Mufflin Literary Fellowship.
Suas histórias eram inspiradas pelas experiências de pessoas pobres negras e crianças negligenciadas em Harlem. Petry foi formada na Faculdade de Farmácia de Connecticut e começou a escrever histórias enquanto trabalhava com farmácia.
5 - Nathalia Crane (1913-1998)
image
Conhecida como “a poeta de doze anos do Brooklyn”, Nathalia Crane se tornou famosa depois da publicação de seu primeiro livro de poemas. Sem saber que ela era uma criança, o The New York Sun publicou sua poesia quando ela tinha apenas nove anos de idade. Crane é muito famosa pelo seu livro de poesia O Zelador do Menino e seu romance O Jardim Submerso. Mais tarde ela se tornou uma professora de inglês na Universidade de San Diego.
6 - Jean Stafford (1915-1975)
image
Jean Stafford foi uma escritora de curtas histórias e romancista, que ganhou o prêmio Pulitzer pelo Histórias Coletadas de Jean Stafford em 1970. Stafford nasceu na Califórnia e frequentou a Universidade de Colorado em Boulder. Para o ano letivo 1964-1965, ela foi membro no Centro de Estudos Avançados na Universidade Wesleyan. Seu primeiro romance, Aventura de Boston, foi um best-seller, mas seus maiores trabalhos foram publicados no The New Yorker e várias revistas literárias.
Você pode conferir a matéria original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário